Sobre mim

Um pouco sobre minha história, interesses e sonhos.

Nome: Leandro Lopes

Idade: 28 anos

Cidade: Santa Cruz do Sul - RS

Interesses: Programação, design, música, séries e filmes.

Sonho: Trabalhar com o que amo, utilizando meu conhecimento para criar aplicações e produtos que possam ajudar as pessoas.

O início

Desde de muito cedo sempre gostei muito de tecnologia, como video game, computador, celular, mais nunca tinha tido interesse de querer saber como tudo aquilo funcionava.

Meu primeiro contato com programação, foi durante o curso onde me formei Técnico em Informática pelo Senac em 2019.

Foi algo mágico, eu digo que foi “amor a primeira linha de código”, eu me apaixonei por como tudo aquilo funcionava, como cada tag fazia algo diferente, como a gente podia transformar o visual de um documento HTML, com a adição do CSS. Eu fiquei maravilhado com todo aquele mundo e a infinidade de possibilidades que eu tinha descoberto.

InFome

Durante o curso, participei de alguns projetos com meus colegas, o principal deles foi a criação do InFome, um projeto com a ideia de divulgar lugares pouco conhecidos da cidade, onde era mostrado informações, imagens, localização, incentivando o usuário ir até o lugar divulgado.

O projeto chegou a ser pré-incubado pela ITUNISC, incubadora da universidade de Santa Cruz do Sul que incentiva micro e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras.

Infelizmente o projeto não foi em frente, mais todo o aprendizado e vivência que tive, foi algo que me fez aprender muito.

Primeiro emprego

Após a formação, tive a oportunidade de trabalhar em uma agência de desenvolvimento aqui da cidade a Empório Adamantis. Foi como um sonho realizado estar ali dentro e poder ver de perto todo o processo de criação, desde do briefing, design até o desenvolvimento.

Trabalhei lá como desenvolvedor Full Stack, onde atuava desde do backend com PHP, MySQL, até o frontend com HTML, CSS e JavaScript.

Era responsável por criar novas aplicações desde de landing pages, blogs, ecommerces, além de fazer manutenção quando necessário em alguma que já estava em produção, seja corrigindo algum bug ou adicionando uma nova feature.

Fiquei lá um período curto, mais foi uma experiência muito importante para mim, que me ajudou a se transformar no profissional que sou hoje.

Estudos

Depois da saída da agência, foquei em estudar, aprender novas tecnologias e me preparar para voltar ao mercado de trabalho.

No backend estudei sobre Node, Express, banco de dados como MongoDb e PostgreSQL.

No frontend estudei sobre React, NextJS e como criar aplicações modernas utilizando a arquitetura JAMStack.

Além de código, eu também gosto bastante de design, eu achava lindo os design que eu recebia na agência e tinha vontade de criar interfaces bonitas como aquelas.

Em 2021, comecei a estudar sobre user interface, usabilidade e como criar interfaces que sejam bonitas e funcionais.